Tutorial – Preset de Render Rápido com Vray (Fast Preview Vray Render Preset)

Olá pessoal a minha intenção neste novo tutorial é ajudar a todos os que trabalham com vray a fazerem seus testes de render. Quem nunca se perguntou: “como fazer um render rápido no vray?”

Estou passando minha setagem de render preview, é um preset bem low mesmo que gera bastante serrilhado e serve apenas para se ter um render muito rápido, otimizado, onde se é possivel  visualizar modelagem e iluminação sem perder tempo. Eu não utilizo o vray RT para minhas prévias, pois como alguns ja devem ter testado/notado ele não tem todas as funções como displace, bump nem dof (dof aparecerá no rt 2.0) então utilizando estes settings eu consigo um render melhor que o RT e em menor tempo muitas vezes, e com todas as texturas, displaces, etc aparecendo na cena

Espero que ajude a todos. Em breve postarei outros tutoriais que abordarão cada uma das abas de settings do vray render que ajudará e muito a entenderem o porquê de cada setting que veem por ai em tutoriais de 3D online.

***Clique na imagem para abrir em alta qualidade

Alguns comentários adicionais:
1 – reparem que eu utilizei um tamanho de render 1200×649, que eu considero um tamanho não muito grande e ao mesmo tempo suficiente para se notar os detalhes do vray render
2 – Eu sempre utilizo o “vray frame buffer” ativado principalmente por ter o region render e o render que segue a direção do mouse, estas duas tools facilitam e muito quando se necessita de um render prévia bem rápido. Para quem ainda não conhece a fundo esta ferramenta veja meu outro tutorial detalhado aqui
3 – Na aba “vray global switches” é possivel desativar algumas coisas que também pesam no render como por exemplo displacement, reflexos e diminuir subdivisions dos vray materials. Outra função legal é o override material que é perfeito para testes de render, só precisa colocar um material no espaço do override (quando ativado) para que este seja aplicado a todos os objetos da cena sem maiores complicações. Se ainda não conhece bem o vray global switches clique aqui para ver meu tutorial completo.
4 – estou utilizando win7,  3D studio Max 2010 e vray sp5 64bits
Não esqueçam de salvar seus presets de render, eles podem ajudar e muito quanto a questão é prazo. Para salvar basta clicar em SAVE PRESET como indicado na imagem abaixo:
Depois é só escolher o nome do seu preset e  pronto ele estará sempre disponível na janela dos presets. A pasta padrão onde ficam os presets é a pasta de seu projeto que você ajusta em: CUSTOMIZE > CONFIGURE USER PATHS… Mas a pasta padrão dos presets do meu 3dstudio max fica em:
C:/Arquivos de programas/Autodesk/3dsMax2010/renderpresets/
ou em
..//meus documentos/3dmax/renderpresets/
Inclusive é possivel repassar seus presets para seus amigos. Eu fiz o upload deste meu preset, quem quiser poderá baixar aqui gratuitamente.
http://www.megaupload.com/?d=TZJJPNTV
Para carregar os presets eu aconselho primeiro colocar o arquivo (.RPS) na pasta correta, para deixar tudo organizado e depois só precisa dar LOAD PRESET, encontrar o arquivo rps e pronto.

IMPORTANTE:

* Eu trabalho com LWF, ou seja linear work flow, que significa fazer uma alteração do gamma do 3D Studio Max de 1,0 para 2,2 (explicando simplificadamente), provavelmente o meu preset carregará algumas dessas setagens, portanto fique de olho em sua aba COLOR MAPPING, talvez seja necessário adaptar à sua cena deixando ao color mapping que está acostumado a utilizar.
** Outra possível alteração será desativar o Gamma / Lut correction. Para isso você precisa ir até: Customize>Preferences>Gamma and LUT e desativar o “Enable Gamma/LUT correction”
*** este preset que fiz upload está com o tamanho da imagem 1800×973 mas vocês podem alterar para o tamanho que desejarem.
Acho que é tudo, espero que ajude…

Abração,
Thi Lima
Sobre thilima3d
Olá, sou Designer Gráfico formado pela Faculdade Senac de Comunicação e Artes, trabalho com todas as áreas que envolvem comunicação visual. Seja design gráfico e/ou digital. Sou profissional em 3D Studio Max e renderizador Vray com foco em fotorealismo. Desenvolvo 3D para Design, Arquitetura, Publicidade, Produtos, Engenharia e Arte. Amo tudo o que faço e gosto de faze-lo do início ao fim e por este motivo direcionei minha carreira em Profissional freelancer.

6 Responses to Tutorial – Preset de Render Rápido com Vray (Fast Preview Vray Render Preset)

  1. wellington disse:

    rapaz… muito bom isso aqui ehin…. vou acompalo.. e estou ancioso para o tuto das outras abas do vray que pra mim sempre foi um misteiro.. ta de pararbens cara…a te mais ae

  2. Pedro Silva disse:

    Thiago | os meus parabéns e agradecimento pela partilha saudável e útil do teu conhecimento em MAX-Vray!
    Acabou de surtir efeito num projecto que está a ser entregue.
    Obrigado! ;)

  3. Ronaldo disse:

    Até que enfim um tutorial que resolve grande parte dos problemas de render do vray/max… mts parabens…

  4. diogo disse:

    iae galera, sera que alguem tem um preset do vray em alta disponivel para download (.rps)?
    gostaria de comparar diferentes setagem, creio que seria de grande valor para os estudos.

    valeu pela força, abrass

  5. Kra cheguei aqui depois do link q vi em um post do Zancanaro, perfeita as imagens, vou continuar acompanhando. Parabéns.

  6. Leonardo disse:

    Gostaria de saber se pode me ajudar, estou renderizando uma animação em vray com o efeito do vray displacement para criar grama, mas quando renderizo a grama fica ocilando (como se cada frame a grama fosse renderizada diferente), poderia me ajudar.

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 290 outros seguidores

